bootstrap website templates

Actividades

Atividades já realizadas NA PORTO 2020

O Simbolismo da Máscara.
31 Janeiro, Sexta-feira
21:30 às 23h00

Ser e aparecer. Por arte e artifícios, o ser humano tem a possibilidade de superar-se e  ser Outro.

Todos os povos e nações usaram a máscara como meio de ultrapassar uma  realidade que, sendo pequena, o limitava a uma existência quotidiana repetitiva.

Esta  ânsia ou necessidade de ser outro, de representar, de tornar presente algo diferente foi o leitmotiv que animou esta noite, sabendo que o Carnaval estava próximo.

Os Mil Nomes da Deusa do Amor, da Arte e da Filosofia .
14 Fevereiro, Sexta-feira
19:30 às 22h00

Os Mil Nomes do Amor. No Dia dos Namorados o prof. José Carlos Fernández abriu-nos as portas para uma viagem à descoberta das múltiplas e variadas manifestações de formas de Amor.

“No Egipto, a grande deusa Isis, deusa do amor e Grande Mãe – que inspirou tantas deusas da antiguidade e até mesmo as imagens das nossas virgens cristãs – recebeu o apelido de “Deusa dos mil nomes” pelas infinitas formas que o amor e a vida assumem para se expressarem, e também por causa da grande variedade de nomes e modos pelos quais a Mãe do Mundo era adorada.” 

O que é a Dor? .
06 Março, Sexta-feira
21:30 às 23h00

Quem não convive quase diariamente com esta realidade? Seja física ou emocional ou espiritual, isso que chamamos dor vai-nos acompanhando durante a vida e, apesar de ser tão familiar, nem sempre olhamos para ela interrogando-a sobre o que nos tem a dizer sobre si mesma.

Normalmente é suficiente sentir a sua aproximação e, às vezes, a presença para iniciarmos o processo de fuga para longe da sua companhia…

Talvez seja positivo espreitá-la e tentar percebê-la para a conhecer um pouco mais. Não com esperança que nunca mais apareça mas, ao menos, para que quando volte ao nosso encontro possamos saber um pouco melhor que é.

Cyrano de Bergerac: o homem que não matava couves e outras histórias fantásticas dos Impérios do Sol e da Lua.
02 Outubro, sexta-feira
21:30

Por José Antunes

Cyrano de Bergerac é nome conhecido no panorama cultural por efeito da peça teatral de Edmond Rodstand e subsequente filmografia mas, para além desse poeta idealista aí muito bem exaltado, Cyrano é autor de duas obras fundamentais: Estados e Impérios da Lua e Estados e Impérios do Sol.

Nestas obras, percebemos a capacidade criativa e imaginativa do autor com uma habilidade extraordinária para criar narrativas apaixonantes que prendem o leitor, entrecortadas com ensinamentos de uma sabedoria tradicional onde podemos recolher elementos de metafísica, ou sobre a Unidade, ou sobre cosmologia, psicologia, moral, simbologia… Cyrano de Bergerac, vivendo numa época de transformações onde a corrente do libertinismo foi factor activo, tem a sua escrita impregnada de elementos que rompem as barreiras do tempo. 

Visita Cultural/Arqueológica de Verão

Nos dias 26 de Julho e 9 de Agosto teve lugar a habitual Visita Cultural/Arqueológica de Verão da Nova Acrópole do Porto. Desta vez em 2 dias separados, respeitando todas as normas em vigor relativas à crise sanitária.

No dia 26 de Julho, deslocamo-nos ao Alto Minho, viagem que é um deleite pelas paisagens que proporciona. Tendo o Vale do Minho como cenário, dirigimo-nos à Capela de Orada, jóia incrustada na face virada a norte do Vale, com uma vista privilegiada sobre Melgaço. Levantados os aspectos simbólicos mais relevantes da fachada, faces com as suas cachorradas e ábside, confirmando ainda a correcta orientação da Igreja. Partimos para Paderne e Longos Vales, onde procedemos da mesma forma. Da parte da tarde, a jóia da coroa da nossa viagem, a Igreja Românica do Mosteiro de Sanfins de Friestas, onde nos demoramos um pouco mais, não só na observação do templo, mas fazendo um percurso pedestre dentro do recinto do mosteiro. Na descida para o Porto, visitamos ainda a igreja de São Pedro de Rubiães, que sofre neste momento uma intervenção de restauro.

No dia 9 de Agosto, viajamos até ao Vale do Cávado e Ave, para visitarmos o Mosteiro de São Salvador de Vilar de Frades, passando ainda pelas belíssimas igrejas de Manhente e Abade do Neiva. Pelo meio, e fora do âmbito do Românico, visitamos os “Fornos dos Mouros”, um “balneário” castrejo situado em Galegos de Santa Maria, Barcelos. Percorremos a estrada até ao centro da cidade de Barcelos para admirarmos a Igreja de Santa Maria Maior, com paragem obrigatória no Cruzeiro do Senhor do Galo e no Parque Arqueológico. Para terminar, já no concelho da Póvoa do Varzim, visitamos a Igreja Românica de São Pedro de Rates e S. Cristovão de Rio Mau.

Foi uma oportunidade para estarmos em contacto com o nosso valioso património, rico em aspectos simbólicos que muito têm ainda para desvelar sobre o seu significado.

Formulário de Subscrição

Inscreva-se na nossa mailinglist e receba informações sobre as nossas actividades.

Morada
Rua Nª Srª Fátima 298
4050-426 Porto


Contactos
Email: novacropole.porto@gmail.com
Tef:
+351 226009277

Horário de Funcionamento
Seg a Sexta das 18:30 às 21:30.